Criar e configurar conta

Para gerires o Power Wi-Fi, tens de criar uma conta na App HomePass onde consegues aceder a todas as funcionalidades do serviço. Depois da instalação, basta fazer download da App e seguir os passos.

Na altura da configuração do Power Wi-Fi vai ser necessário indicar um nome e uma password para a tua nova rede Wi-Fi. É recomendado que não utilizes o mesmo nome e Password do teu Wi-Fi antigo, garantindo que os equipamentos não estão ligados à rede Wi-Fi do router, mas sim à rede do Power Wi-Fi. Podes editar, eliminar ou temporariamente desativar passwords através do Controlo de Acessos.

Se quiseres partilhar a password com outras pessoas, na App HomePass em Controlo de Acessos, entra no nível de acesso casa e do lado direito da password e encontras o ícone de partilha. Clica e escolhe o método de partilha. Nota que só é possível associar um e-mail à mesma conta na App HomePass de modo a gerir a rede. Apesar disso, podes instalar a App HomePass e fazer login em vários equipamentos ao mesmo tempo, por exemplo, para dar controlo da rede a mais do que um elemento da família.

Através da App HomePass, podes aceder a todas as funcionalidades e controlar a tua rede mesmo fora de casa, desde que tenhas ligação à Net. Para configurar a Homepass, basta acederes ao menu principal e depois acede ao menu Homepass, onde podes configurar o acesso de equipamentos à tua rede a um nível de acesso: Casa – Rede sem limitações.

Partilha o acesso a esta rede Wi-Fi apenas com quem viva em tua casa. Todos os equipamentos poderão aceder à internet e comunicar livremente entre si. No caso de adesão ao Power Wi-Fi Plus tens mais funcionalidades ao nível do Controlo de Acessos, tal como a rede de convidados e a rede isolada.

A rede de convidados é uma funcionalidade do Power Wi-Fi Plus (Valor adicional de 3€/mês), que podes ativar ou desativar diretamente na App HomePass. A funcionalidade de Controlo de Acessos do Power Wi-Fi Plus permite criar redes para convidados que visitem a tua casa temporariamente. Os convidados podem aceder livremente à Net, mas só podem interagir com os equipamentos definidos por ti, como televisores ou impressoras. Adicionalmente, podes também configurar regras para desativar automaticamente o Wi-Fi do teu convidado e ainda definir passwords que se desativam automaticamente ao fim de 1 hora, 3 horas, final do dia ou na hora e data à tua escolha.

Localização dos Extenders Wi-Fi Plume pela casa

A localização de cada Pod é crucial para que consigas a melhor cobertura de Wi-Fi e para construir um núcleo de rede forte. Segue as instruções abaixo para posicionar os Pods de forma a maximizar o acesso à Net:

  • Instala os Pods uniformemente pelas divisões centrais da casa, onde normalmente acedes à Net, e em zonas comuns, como corredores;
  • Situa os Pods nas paredes interiores da casa em vez de paredes que fazem barreira com o exterior;
  • Evita obstruções, como eletrodomésticos, móveis e metais/espelhos, casas de banho ou locais muito húmidos;
  • Coloca os Pods num local aberto e visível;
  • Não coloques os Pods perto de janelas com exposição solar direta para evitar o seu sobreaquecimento.
  • Se recebeste uma notificação na App HomePass informando de que os Pods Wi-Fi estão afastados uns dos outros, é aconselhável que os aproximes para melhorar o desempenho do teu Wi-Fi. 

 

Podes também fazer essa verificação através dos seguintes menus da aplicação HomePass:

  • Mapa de rede: consulta a banda de Wi-Fi utilizada entre cada Pod para saber a qualidade da ligação. A banda de 5GHz (verde) tem melhor desempenho que a de 2.4GHz (azul) mas requer que os Pods estejam mais próximos uns dos outros.
  • Estado da ligação: clicando em cada um dos Pods Wi-Fi do mapa de rede, podes também consultar a qualidade da ligação ao Pod mais próximo, numa avaliação de “Fraco” a “Excelente”.

 

Para localizar um Pod segue os seguintes passos:

  • ·Acede à App HomePass e escolhe o Pod que desejas identificar;
  • Clica sobre a imagem do Pod e a luz LED do mesmo irá começar a piscar;
  • Para desligar a luz LED clica de novo sobre a imagem.
  • Podes também renomear os seus Pods de forma a serem mais facilmente identificáveis (ex: Sala, Quarto, Escritório). Para o fazer selecione o Pod que pretende renomear e clique sobre o menu de opções escolhendo “Renomear este Pod”.

Se mudares de casa, é só levares contigo os Pods Wi-Fi para a nova casa e fazer novamente a instalação dos mesmos, utiliza a opção “Configurar a Plume numa casa nova” no menu “conta” da App HomePass.​

Equipamentos que funcionam com o Power Wi-Fi Plume

Todos os equipamentos que utilizam Wi-Fi ou cabo de rede Ethernet funcionam com o Power Wi-Fi Plume.

Outros equipamentos de domótica e Smart Home que são compatíveis:

  • Smart Home/ IoT – Amazon Echo e Echo Dot, Amcrest IP cameras, Arlo Security Cameras, Ecobee 3 Thermostat e Ecobee 4 Thermostat, Foscam FI8918W IP Camera, Google Home, Logitech Harmony Elite, Neato Botvac, Nest Cam Indoor, Nest Learning Thermostat, Nest Thermostat E, Nest Protect Smoke + CO Alarm, Ring Video Doorbell, Ring Video Dorbell 2 e Roomba
  • Media Players - Amazon Fire TV, Amazon Fire TV stick, Apple TV, Google Chromecast, Playstation, Roku 4, Roku Streaming Stick, Samsung Smart TVs, Sonos Play 1,3,5, Sonos One, Sonos Connect, Sony Bravia TV XBR-65X810C, Sony Playstation 4 CUH-1215ª e Vynl Trntble

Para mais informações consulta a página de suporte da Plume: https://support.plume.com/hc/en-us/articles/360005373333-What-devices-will-work-with-Plume

Podes verificar os equipamentos ligados à tua rede na área de “Equipamentos” que se encontra no canto inferior direito do ecrã principal da App HomePass. Nesta área podes consultar todos os equipamentos ligados à tua rede Power Wi-Fi, e também os que se encontram de momento desligados, indicando a última vez que os dispositivos desligados estiveram online.

Teste de velocidade e Teste de qualidade de sinal

Para realizar um teste de velocidade da rede Power Wi-Fi, clica no ícone indicado do ecrã principal da App HomePass.

De seguida, seleciona a opção “Testar velocidade de acesso”. O teste irá iniciar-se e após uns segundos, comunicando aos resultados:

  • Velocidade Wi-Fi Excelente = Navega online, assiste a conteúdos 4K ou joga online, tudo sem limitações.
  • Velocidade Wi-Fi rápida = Navega nas redes sociais, faz videochamadas ou assiste a conteúdos 4K.
  • Velocidade Wi-Fi razoável = Navega nas redes sociais, faz videochamadas ou assiste a conteúdos HD.
  • Velocidade Wi-Fi básica = Pesquisa online, consulta o email, navega nas redes sociais ou ouve música online.

O resultado do teste de velocidade depende de diversas variáveis, como a hora do dia, o congestionamento da rede, o número de equipamentos ligados, e o tipo de utilização que fazes da rede. Se o resultado dos teus testes de velocidade forem consistentemente abaixo do valor contratado, fala connosco no chat da App WOO para despistar possíveis problemas.

A qualidade de sinal é uma combinação da força do Wi-Fi, da velocidade de transmissão de informação e da disponibilidade de enviar informações. A qualidade de sinal dos teus Pods podem ser as seguintes:

  • Excelente ligação: A qualidade do sinal ligado a este Pod é a melhor possível.
  • Ligação normal: A qualidade do sinal ligado a este Pod é boa e rápida.
  • Ligação razoável: Se o desempenho for lento ou instável quando está ligado a este Pod, experimenta aproximá-lo de outros Pods, garantindo que não há obstruções desnecessárias.
  • Ligação fraca: É recomendada a deslocação deste Pod para mais perto de outros Pods na casa. Garante também de que removes quaisquer potenciais obstruções.

As cores de cada Pod têm um significado correspondente ao estado de ligação de cada um:

  • Cor verde: este é o Pod principal (o Pod que se encontra ligado ao teu Router);
  • Cor branca: o Pod está online e tem dispositivos ligados à Internet através dele;
  • Cor cinzenta: o Pod está online, mas não tem nenhum equipamento ligado;
  • Cor vermelha: o Pod está offline.

É recomendado que atribuas nomes a todos os teus Pods tornando mais fácil a sua identificação. Para renomear os teus Pods, vai à área Wi-Fi Adaptativo na App HomePass, seleciona o Pod que queres renomear e clica no menu de opções selecionando «Renomear este Pod Wi-Fi».